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Novo Range Rover Evoque evolui sem perder o charme

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Novo Range Rover Evoque evolui sem perder o charme

Novo Range Rover Evoque evolui sem perder o charme Land-r15

Nova geração do SUV compacto chega ao Brasil carregado de tecnologias por R$ 312.900

Não, esta não é a segunda reestilização do Land Rover Range Rover Evoque. Apesar de manter os elementos mais fortes de design do SUV (e o nome comprido) intactos, esta é a segunda geração do modelo que revolucionou como vemos os modelos da marca inglesa. Para o Brasil, local onde ele até já foi montado, por enquanto temos apenas a versão topo, P300 HSE R-Dynamic, que ultrapassa os R$ 300 mil e quer continuar sendo o sucesso de seu antecessor.

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O que é?

"Do antigo, restou apenas as dobradiças das portas". É assim que a Land Rover resume o novo Evoque. Sob o design evolutivo (ou seja, quando ele apenas adota novos elementos sem perder uma identidade anterior) está a nova plataforma PTA (Premium Transverse Architeture), uma evolução da anterior D8, ainda da época Ford e que está no Jaguar E-Pace e Land Rover Discovery Sport. Sua maior mudança está na preparação para a eletrificação híbrida e plug-in.

Falando em eletrificação, este Evoque traz o chamado mild-hybrid, quando um motor elétrico tem a função de alternador, motor de partida e auxiliar do motor a combustão. É um sistema baseado em uma arquitetura de 48 volts e tem uma pequena bateria para armazenar energia, porém não tem a mesma força e função de um híbrido que conhecemos, como por exemplo no Toyota Prius. Em teoria, seu trabalho é auxiliar o motor Ingenium 2.0 turbo (pulsativo) a gasolina (AJ200) com 300 cv e 40,8 kgfm de torque principalmente em uso urbano, mas em nenhum momento trabalhar solo.

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A plataforma PTA deu ao Evoque um entre-eixos 21 mm maior, chegando aos 2.681 mm, mas não mudou o comprimento do carro, ou seja, um reajuste de balanços dianteiro e traseiro. O resultado é espaço interno mais generoso principalmente para os ocupantes traseiros, mas nada que o destaque no segmento. No porta-malas, 16 litros a mais, um total de 591 litros.

O maior destaque do Evoque está na carga tecnológica. Começando pelo interior, ele adota três telas (painel de instrumentos, sistema multimídia e central de comandos logo abaixo) e tem, além de câmeras 360º, um sistema que simula o que passa por baixo do capô do carro, como se não existisse o motor ali na frente; e um retrovisor que pode trabalhar em conjunto com uma câmera instalada na antena traseira, ideal para quando o vidro traseiro estiver obstruído - semelhante ao que vimos no Chevrolet Bolt. Até o famoso sistema de tração integral da Land Rover, o Terrain Response, ganha uma nova geração para o Evoque e agora agrega a função Auto, que trabalha os sistemas de tração, motor e transmissão automaticamente dependendo da superfície percorrida.

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Como anda?

A Land Rover preparou um trajeto com mais de 400 km para este primeiro contato com o Evoque. Apesar de uma proposta mais urbana e rodoviária, a marca inglesa quis mostrar que seu SUV compacto pode sim enfrentar pisos diferentes - apesar que dificilmente veremos um Evoque na terra durante a sua vida.

O primeiro deslocamento foi por rodovia. Neste ponto, o Evoque mostrou a força dos 300 cv e um câmbio com trocas suaves mesmo no modo Sport. Percebi que o SUV está mais confortável para dirigir, com uma suspensão mais macia e direção elétrica mais leve. Se por um lado desagrada quem já dirigiu o Evoque anterior, é bom para o público alvo deste segmento. Chama a atenção também o bom isolamento acústico, mas peca em um consumo inferior aos 10 km/l (gasolina). Segundo a Land Rover, o sistema híbrido leve é mais eficiente na cidade, algo que teremos que conferir em breve, em um teste completo.

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Caso você tenha coragem de colocar seu Evoque na terra, aqui estão nossas impressões do carro no off-road. A altura mínima em relação ao solo é de 212 mm, com 600 mm de capacidade de imersão, 20,8º de entrada e 30,6º de saída. São números bons, mas que exigem cuidado para o uso. Durante o trajeto, não tivemos problemas com isso em nenhum momento, mas vale a atenção principalmente para os pneus nas rodas de 20".

Não o levamos ao extremo, mas o Evoque passou por estradas de terra, pedras e algumas leves travessias de água. O sistema Terrain Response trabalha bem em seus modos de operação (asfalto, areia, grama/cascalho, lama/buracos), inclusive no automático, com transição imperceptível do modo de tração 4x2 para o 4x4. Há também o assistente de descida e o piloto automático para off-road, onde o carro faz a aceleração até velocidade determinada e o motorista apenas se preocupa com a direção e freios. O próprio controle de tração trabalha conforme o modo selecionado e, em situações onde patinar as rodas era necessário para cavar aderência, deixou o sistema fazer seu trabalho.

Quanto custa?

O novo Range Rover Evoque chega ao Brasil apenas na versão mais cara, a P300 HSE R-Dynamic. Este pacote inclui piloto automático adaptativo, assistente de faixa, sistema de estacionamento automático, seis airbags, as três telas no interior, bancos em couro Windsor, rodas de 20", som Meridian e o Terrain Response 2, além das câmeras 360º e a de "capô transparente". Custa R$ 312.900. Porém, o chamado "pacote Brasil" adiciona pintura metálica, coluna de direção com ajuste elétrico e o pacote Black, que pinta os logos e detalhes em preto.

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O Evoque evoluiu sem perder o charme. Não é barato (as versões P250 com motor flex chegam no fim deste ano) e seus destaque são a tecnologia embarcada e design, com direito a maçanetas embutidas vindas do Velar e iluminação completa em LEDs, assim como já foi em 2011. E como o modelo anterior, até pode ser colocado em um off-road leve, mas quem tem coragem para isso? Seu habitat natural é o asfalto e antenado com as tendências.

MOTORdianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.998 cm3, comando duplo variável, turbo pulsativo, injeção direta, gasolina
POTÊNCIA/TORQUE300 cv a 5.500 rpm; 40,8 kgfm de 1.500 a 4.500 rpm
TRANSMISSÃOcâmbio automático de 9 marchas; tração integral
SUSPENSÃOindependente McPherson na dianteira e independente multilink na traseira
RODAS E PNEUSliga-leve aro 20" com pneus 235/50 R20
FREIOSdiscos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e ESP
PESO1.850 kg em ordem de marcha
DIMENSÕEScomprimento 4.371 mm; largura 1.904 mm; altura 1.649 mm; entre-eixos 2.681 mm
CAPACIDADESporta-malas 591 litros; tanque 67 litros
PREÇO R$ 312.900 (R$ 322.300 como testado)

Fotos: Leo Fortunatti (Brasil) e divulgação (exterior)
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