17032019
Sobre a BMW I3
Mais do que o lançamento de um carro, a BMW traz para o Brasil sua nova divisão de veículos
Linha 2019
identificada pela letra “i” (de inovação). A marca é a responsável pelos carros elétricos e híbridos, assim como a M, de Motorsport, cuida dos modelos com preparação esportiva. Com o i3 vem toda a estrutura de vendas e pós-vendas que um carro elétrico exige, incluindo o suporte para a instalação dos pontos de recarga e a assistência técnica do veículo. Na apresentação do i3, a fábrica mostrou
também o cupê híbrido i8, oferecido sob encomenda, ao custo de R$ 799 950.
Na Europa, existem dois tipos de i3: o que poderíamos chamar de elétrico puro e o elétrico com autonomia estendida. O i3 puro tem um motor elétrico, alimentado por baterias carregadas pela rede elétrica ou pelo sistema de recuperação de energia durante as frenagens do carro. O de autonomia estendida possui um motor a combustão que auxilia na recarga das baterias. Seu funcionamento é parecido com o do Chevrolet Volt ou o do Mitsubishi Outlander PHEV, com a diferença de que o motor a combustão do BMW i3 não participa da tração, em nenhum momento, de acordo com a fábrica. No Volt e no PHEV existem situações em que o motor a combustão ajuda o elétrico a tracionar o carro, daí ambos serem classificados como híbridos com autonomia estendida.
A versão do BMW i3 trazida para o Brasil é a de dois motores. O elétrico é um motor comum de corrente alternada AC (que é a fornecida pelas empresas de eletricidade), com potência de 170 cv e 25,5 mkgf de torque. E o de combustão interna é um dois-cilindros, com 647 cm³, capaz de gerar uma potência de 39 cv e 5,6 mkgf de torque.
Mais do I3
A sensação de dirigir um elétrico é diferente da experimentada ao volante de um carro convencional.
O momento mais estranho é na partida. Como o motor quase não produz ruídos e vibrações, o motorista só sabe que pode arrancar se tiver algum sinal autorizando. No caso do i3, é a palavra Ready (pronto), no visor à frente do volante.
Por fora, o i3 tem o porte de um hatch da Série 1, mas por dentro ele acomoda quatro lugares com mais conforto. Os ocupantes do banco traseiro viajam com os joelhos mais altos que os quadris, mas o acesso é facilitado pelas portas-suicidas e pelo encosto fino dos bancos, que ocupam menos espaço.
Não fizemos medições em pista. Mas, segundo a fábrica, o i3 faz de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos
que é um tempo muito próximo ao que conseguimos com o BMW 320i Active Flex, equipado com motor de 184 cv e 27,5 mkgf. Nas retomadas de velocidade, de 80 a 120 km/h em D, surpresa: o i3 leva 4,9 segundos, o mesmo tempo obtido pelo 320i em nossa pista. O consumo de energia é em torno de 0,13 kWh/km, segundo a BMW. O que resulta em uma autonomia entre 130 e 160 km, considerando que a capacidade líquida das baterias é de 18,8 kWh. Mas o i3 conta ainda com os recursos Eco Pro e Eco Pro+, que ajudam a economizar energia. O primeiro pode aumentar a autonomia em cerca de 20 km. Ele muda o mapa de aceleração do motor, deixando o carro com respostas mais lentas, e diminui a eficiência do ar-condicionado. Com o segundo, o ganho chega a 40 km. Este reduz ainda mais a velocidade do carro, desliga o ar-condicionado e as luzes de posição. O motor a gasolina é capaz de ampliar a autonomia em 100 km, totalizando 300 km se usar o Eco Pro+. Ele aciona o gerador automaticamente quando a bateria atinge 20% da carga.
Para recarregar as baterias na tomada, o i3 vem acompanhado de um cabo com plugue de três pinos (AC), segundo as normas brasileiras, e também com plugue para corrente contínua (DC), para cargas rápidas (normalmente disponível em estações públicas). Para o carregamento na tomada comum, o tempo de alimentação é de 16 horas na corrente de 110 volts e de 8 horas na de 220 volts. Mas essa operação pode ser encurtada para 3 horas, se o dono do carro tiver a estação Wallbox, que a BMW vende à parte por R$ 7 450.
O preço do i3 é relativamente alto, mas, segundo a fábrica, o custo de operação é 30% menor que o de um veículo similar convencional. E, apesar de o carro elétrico não ter legislação específica, em nível nacional, entre os estados há governos que isentaram esses veículos do pagamento do IPVA (Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe) e outros que cobram alíquotas menores (Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo). Na cidade de São Paulo, os elétricos não precisam seguir o rodízio.
Ao final, cheguei à conclusão de que o i3 compartilha da atratividade própria dos smartphones e dos tablets. Ele é inteligente, fácil de usar e bonito de mostrar para os outros. O i3, aliás, se relaciona bem com os dispositivos eletrônicos, uma vez que tem internet a bordo e permite que o motorista controle algumas de suas funções pelo celular.
Ficha Tecnica
[size=24]Dimensões[/size]
Elétrico, o BMW i3 revê conceitos sobre a mobilidade e já está à venda no Brasil

Mais do que o lançamento de um carro, a BMW traz para o Brasil sua nova divisão de veículos
Linha 2019
identificada pela letra “i” (de inovação). A marca é a responsável pelos carros elétricos e híbridos, assim como a M, de Motorsport, cuida dos modelos com preparação esportiva. Com o i3 vem toda a estrutura de vendas e pós-vendas que um carro elétrico exige, incluindo o suporte para a instalação dos pontos de recarga e a assistência técnica do veículo. Na apresentação do i3, a fábrica mostrou
também o cupê híbrido i8, oferecido sob encomenda, ao custo de R$ 799 950.
Na Europa, existem dois tipos de i3: o que poderíamos chamar de elétrico puro e o elétrico com autonomia estendida. O i3 puro tem um motor elétrico, alimentado por baterias carregadas pela rede elétrica ou pelo sistema de recuperação de energia durante as frenagens do carro. O de autonomia estendida possui um motor a combustão que auxilia na recarga das baterias. Seu funcionamento é parecido com o do Chevrolet Volt ou o do Mitsubishi Outlander PHEV, com a diferença de que o motor a combustão do BMW i3 não participa da tração, em nenhum momento, de acordo com a fábrica. No Volt e no PHEV existem situações em que o motor a combustão ajuda o elétrico a tracionar o carro, daí ambos serem classificados como híbridos com autonomia estendida.


Por baixo do capô
A versão do BMW i3 trazida para o Brasil é a de dois motores. O elétrico é um motor comum de corrente alternada AC (que é a fornecida pelas empresas de eletricidade), com potência de 170 cv e 25,5 mkgf de torque. E o de combustão interna é um dois-cilindros, com 647 cm³, capaz de gerar uma potência de 39 cv e 5,6 mkgf de torque.
Mais do I3
A sensação de dirigir um elétrico é diferente da experimentada ao volante de um carro convencional.
O momento mais estranho é na partida. Como o motor quase não produz ruídos e vibrações, o motorista só sabe que pode arrancar se tiver algum sinal autorizando. No caso do i3, é a palavra Ready (pronto), no visor à frente do volante.



Por fora, o i3 tem o porte de um hatch da Série 1, mas por dentro ele acomoda quatro lugares com mais conforto. Os ocupantes do banco traseiro viajam com os joelhos mais altos que os quadris, mas o acesso é facilitado pelas portas-suicidas e pelo encosto fino dos bancos, que ocupam menos espaço.
Não fizemos medições em pista. Mas, segundo a fábrica, o i3 faz de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos
que é um tempo muito próximo ao que conseguimos com o BMW 320i Active Flex, equipado com motor de 184 cv e 27,5 mkgf. Nas retomadas de velocidade, de 80 a 120 km/h em D, surpresa: o i3 leva 4,9 segundos, o mesmo tempo obtido pelo 320i em nossa pista. O consumo de energia é em torno de 0,13 kWh/km, segundo a BMW. O que resulta em uma autonomia entre 130 e 160 km, considerando que a capacidade líquida das baterias é de 18,8 kWh. Mas o i3 conta ainda com os recursos Eco Pro e Eco Pro+, que ajudam a economizar energia. O primeiro pode aumentar a autonomia em cerca de 20 km. Ele muda o mapa de aceleração do motor, deixando o carro com respostas mais lentas, e diminui a eficiência do ar-condicionado. Com o segundo, o ganho chega a 40 km. Este reduz ainda mais a velocidade do carro, desliga o ar-condicionado e as luzes de posição. O motor a gasolina é capaz de ampliar a autonomia em 100 km, totalizando 300 km se usar o Eco Pro+. Ele aciona o gerador automaticamente quando a bateria atinge 20% da carga.
Para recarregar as baterias na tomada, o i3 vem acompanhado de um cabo com plugue de três pinos (AC), segundo as normas brasileiras, e também com plugue para corrente contínua (DC), para cargas rápidas (normalmente disponível em estações públicas). Para o carregamento na tomada comum, o tempo de alimentação é de 16 horas na corrente de 110 volts e de 8 horas na de 220 volts. Mas essa operação pode ser encurtada para 3 horas, se o dono do carro tiver a estação Wallbox, que a BMW vende à parte por R$ 7 450.
O preço do i3 é relativamente alto, mas, segundo a fábrica, o custo de operação é 30% menor que o de um veículo similar convencional. E, apesar de o carro elétrico não ter legislação específica, em nível nacional, entre os estados há governos que isentaram esses veículos do pagamento do IPVA (Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe) e outros que cobram alíquotas menores (Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo). Na cidade de São Paulo, os elétricos não precisam seguir o rodízio.
Ao final, cheguei à conclusão de que o i3 compartilha da atratividade própria dos smartphones e dos tablets. Ele é inteligente, fácil de usar e bonito de mostrar para os outros. O i3, aliás, se relaciona bem com os dispositivos eletrônicos, uma vez que tem internet a bordo e permite que o motorista controle algumas de suas funções pelo celular.
Ficha Tecnica
Motorização | 0.6 | |
Combustível | Híbrido / Elétrico | Gasolina |
Potência (cv) | 184 | 38 |
Torque (kgf.m) | 27,5 | 5,7 |
Velocidade Máxima (km/h) | 150 | 150 |
Tempo 0-100 (s) | 7,9 | N/D |
Consumo cidade (km/l) | N/D | N/D |
Consumo estrada (km/l) | N/D | N/D |
Câmbio | automática de 1 marchas | |
Tração | traseira | |
Direção | elétrica | |
Suspensão dianteira | Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. | |
Suspensão traseira | Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. | |
Freios | Quatro freios à disco com quatro discos ventilados. |
[size=24]Dimensões[/size]
Altura (mm) | 1.577 |
Largura (mm) | 1.775 |
Comprimento (mm) | 4.011 |
Peso (Kg) | 1.315 |
Tanque (L) | 9 |
Entre-eixos (mm) | 2.570 |
Porta-Malas (L) | 260 |
Ocupantes | 4 |
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